Sunday, January 21, 2007


SOL : CUIDADO COM ESSE AMIGO
Para sua própria segurança,observe atentamente essas sugestões durante seu banho de sol.Elas lhe serão muito úteis,garantindo um veraneio tranquilo:
1)Nunca dispense o protetor solar,mesmo em dias nublados.As nuvens não são capazes de filtrar os raios solares.Indivíduos claros devem usar fator acima de 15.Dê preferência àqueles à base de óxido de zinco;
2)Evite horários de pico entre 10h e 15 horas;
3)Utilize acessórios como óculos e chapéus que barram a radiação;
4)Não entre em contato com frutas cítricas,no período de exposição,pois podem provocar graves queimaduras;
5)Consuma alimentos ricos em betacaroteno(beterraba e cenoura)que agem como fotoprotetores;
6)O bronzeamento deve ser lento e gradual.

OS RISCOS DO ASTRO - REI
O sol está no banco dos réus.Visto até agora como sinônimo de vida e saúde,vem sendo acusado por médicos e cientistas de provocar câncer de pele.
Os números tem refletido não somente o aumento progressivo do buraco na camada de ozônio,como também o descaso do ser humano.Embora ele seja fundamental para a sobrevivência,existe a necessidade de uma maior educação das pessoas para prevenir contra os graves danos causados pela exposição excessiva.
Além disso,o sol é responsabilizado pelo envelhecimento precoce e lesões pré-malignas.Seu efeito torna-se cumulativo,ou seja,quem se expõe regularmente à radiação solar na infância até os 18 anos pode apresentar doenças cancerígenas aos 40 anos de idade.Pesquisas recentes confirmaram que os raios ultravioletas destroem as células,propiciando infecções,já que abalam todo o sistema imunológico.


Monday, January 01, 2007

BAIXAS CALORIAS
O quadro mais comum à mesa no verão e,especialmente,na hora do almoço,é ver as pessoas reunidas para uma refeição,mal tocarem no alimento alegando total inapetência.Acontece que,nessa estação,precisamos de muito menos calorias,e a alta temperatura contribui para uma diminuição no apetite.
As crianças são os primeiros contestadores da comida no momento nutricional.A solução é oferecer às mesmas o que elas mais apreciam nesse período,mantendo-se plenamente saciadas.Trata-se de frutas e iogurte,que
somados possuem todos os os nutrientes necessários ao organismo.Fornecem elementos refrescantes e purificadores com aporte mínimo calórico.Esse tipo de alimentação é da mesma forma adequado aos adultos e até idosos.
A partir de agora,conheça algumas sugestões que certamente produzirão intensa satisfação durante esse veraneio.Usando estes alimentos sua saúde agradecerá grandemente.Então,bom proveito!!!!

TORTA DE FRUTAS
Ingredientes/Massa: 3 xícaras de farinha de trigo Integral , 2 colheres das de sopa rasas de gergelim torrado , 1/2 colher de óleo , 1pitada de sal marinho , 10 colheres de água fria.
Preparo: Ponha a farinha numa tijela,misture o gergelim e o sal marinho e vá juntando o óleo e a água,amassando até obter uma massa lisa.Enrole num plástico e deixe descanasar por 30 minutos.Abra com rolo e forre uma forma de torta de armar com diâmetro de 25cm,levantando bem os lados.
Composição do Recheio: 2 maçãs, 1/2 abacaxí , 2 colheres das de sopa de passas de uva , uma fatia regular de mamão , 1 colher das de sopa de farinha de trigo integral , 1 pitada de sal marinho.


COMPOTA DE PÊSSEGO
Ingredientes: 2kg de pêssegos , 3 colheres das de sopa de açúcar mascavo.
Preparo: Descasque os pêssegos,corte em dois ou três utilizando a parte com o caroço ; em uma panela ,cubra com água e acrescente o mascavo . Leve ao fogo médio e assim que ferver por 1 ou 2 minutos apague,deixando esfriar.Coloque num vidro alto com tampa e leve à geladeira.

SOBREMESA DE AMORAS
Ingredientes: 1 bandejinha de amoras , 1 copinho de iogurte e açúcar mascavo a gosto. Lave bem as amoras e guarde na geladeira . Na hora de servir distribua nas tijelinhas , cubra com iogurte previamente batido e pulverize com mascavo . É um sucesso!!!!!!!!

CUIDADOS NO VERÃO
O verão está aí.Com ele,vem a expectativa das merecidas férias,repletas de muito sol.Aproveite...mas,cuidado!Às vezes,o excesso de calor traz complicações severas:insolação,queda brusca de pressão,desidratação,para não falar de queimaduras de sol,surtos de herpes e outros dissabores.Por isso,o melhor é ficar alerta quando a temperatura subir.porém se,mesmo assim,aparecer alguma complicação,saiba como agir rapidamente antes que o mal cresça.
1)Use e abuse de óculos de sol,chapéus,viseiras e bonés.Não esqueça,também de levar um guarda sol para a beira mar;
2)Verão é época de uma alimentação leve,rica em frutas,verduras e cereais integrais.Evite frituras e gorduras,experimentando um cardápio variado de saladas;
3)Para se prevenir da desidratação,beba de um a dois litros de água,sucos naturais ou chás por dia;
4)Por último,não esqueça:por causa do horário de verão,o mais indicado é bronzear-se até às 11 horas e após às 17 horas.