Tuesday, August 28, 2007

CONHEÇA OS ALIMENTOS ESPANTA ESTRESSE
A combinação entre a correria do dia-a-dia, preocupações, muitas horas extras no trabalho e pouco tempo de descanso basta para incorporar à sua rotina uma companhia mais do que indesejada: o estresse. Quando esse indesejável visitante chega, descuidar da alimentação é quase uma regra, ainda que o comportamento só torne o problema ainda mais grave . O ponto de partida para evitar o cansaço e o desânimo é uma dieta equilibrada com carboidratos, proteínas, frutas, hortaliças, leguminosas, minerais e fibras.

Um dos efeitos bastante conhecidos do estresse é a famigerada compulsão alimentar, que também pode desencadear outras doenças, como a obesidade e hipertensão. Portanto, comer corretamente é fundamental para evitar um efeito dominó de vários males para o organismo. É importante privilegiar um cardápio que contenha uma variedade de alimentos, pois é a associação correta entre eles que vai fornecer nutrientes na quantidade necessária para nosso corpo. A seguir, saiba quais são os principais ingredientes para mandar o extremo cansaço embora.


Coma certo
Uma alimentação adequada fará seu intestino funcionar regularmente. Esse órgão ajuda na produção de serotonina, o poderoso hormônio responsável por controlar o humor e a peça chave para varrer a fadiga da sua vida.


Bons sonhos
Uma noite bem dormida também é pré-requisito para a dieta contra o cansaço. Durante o sono, nosso corpo produz melatonina, um hormônio antioxidante, que vai remover os radicais livres do organismo e proporcionar uma sensação de bem-estar e relaxamento. Para relaxar; fique longe de estimulantes, como o café, chocolate e álcool, que inibem a produção do hormônio.


Hidrate-se
Recomenda-se muita água para evitar a cefaléia, um tipo bem agudo de dor-de-cabeça. A quantidade diária suficiente varia entre um litro e meio e dois litros. Somente a água consegue hidratar o organismo 100% , alerta especialistas em nutrição clínica.


Serotonina para dar e vender
Alimentos que estimulam a produção de serotonina são mais do que bem-vindos na sua dieta. Banana e abacaxi são ótimas fontes. Fuja dos alimentos com alto índice glicêmico (como o mel, pães brancos, farinhas refinadas, refrigerantes, açúcar e doces), pois darão um pique passageiro ao organismo, fazendo você sentir fome novamente rapidinho. Além disso, eles engordam e muito!



Felicidade é o que interessa

Outra fonte de bem-estar é o triptofano, um aminoácido precursor da serotonina e presente nas vitaminas do complexo B, principalmente, na vitamina B6. Você pode encontrar triptofano no lombo e presunto suíno (fique atento para os cortes magros); nos pães e cereais integrais; leite e iogurte desnatados; queijos (prefira os sem gordura); feijão, lentilha, soja, grão de bico, abacate, gérmen de trigo e levedo de cerveja. Nesse último caso, não vale ingerir a bebida alcoólica, pois o álcool impede a absorção das vitaminas do Complexo B.

Só evite ingerir combinar a ingestão de alimentos ricos em cálcio com outros ricos em vitaminas do complexo B. O mineral dificulta a absorção dessas vitaminas.



Capriche na vitamina C

Alimentos ricos em vitamina C, como a acerola, mamão, goiaba, kiwi, pimentão, brocólis, salsinha, couve-flor e repolho, são cheios de ácido ascórbico, responsável por melhorar a absorção das vitaminas do complexo B e do ferro, mineral presente nas carnes vermelhas e que participa do transporte de oxigênio nas células, combatendo a indisposição. A ingestão diária recomendada de vitamina C é de 75 mg para mulheres e de 90 mg para os homens, o que equivale a 3 e 4 frutas, respectivamente. Se você for um fumante, acrescente mais 30 mg a quantidade necessária. Evite megadosagem e ingira os alimentos ou o suco da fruta logo depois de cortados ou preparados para o oxigênio do ar não oxidar a vitamina C. E atenção: só tome suplementos de vitaminas e minerais caso haja extrema necessidade. Do contrário, eles podem prejudicar sua saúde, em vez de deixá-la tinindo.

Tuesday, August 21, 2007

DIETA PARA DESINTOXICAR O ORGANISMO

O principal motivo para se seguir uma dieta depurativa é o de conseguir uma total renovação no funcionamento fisiológico do aparelho digestivo, aumentando a vitalidade e a energia de todo o corpo. A eliminação das toxinas acontece diariamente, mas se os hábitos alimentares e de vida forem inadequados é possível que o corpo comece a acumular resíduos tóxicos. Por isso é necessário realizar periodicamente uma depuração que pode ser de 24 horas até uma semana; depois de 7 dias não é aconselhável continuar com o tratamento, já que podem ocorrer sérias carências nutricionais.

Em termos gerais, uma alimentação sadia é, por si só, depurativa e deve prescindir dos alimentos que contêm aditivos ou conservantes químicos, dos óleos hidrogenados (como as margarinas), das frituras, dos doces (guloseimas e produtos de confeitaria), chocolate, enlatados (de qualquer tipo), café, tabaco e álcool. Como estes alimentos geram uma significativa quantidade de toxinas em nosso organismo, é importante diminuir o seu consumo, não somente durante uma dieta de desintoxicação, mas ao longo da vida.

Radiografia de uma dieta natural

Além de depurar o organismo, a dieta natural permite desinchar todo o corpo e até diminuir o peso. Os alimentos propostos contêm uma importante quantidade de vitaminas, minerais, fibras e água. Estes elementos, além de facilitar a eliminação das toxinas, produzem uma revitalização geral de todos os órgãos do corpo (principalmente o fígado e os rins). Desta forma, o organismo consegue se restabelecer de maneira rápida e natural, preparando-se para trabalhar cem por cento novamente.

Por outro lado, os antioxidantes, como as vitaminas C e E, o beta-caroteno, o zinco e o selênio neutralizam o efeito que os radicais livres (substâncias nocivas) produzem no metabolismo. Para que a dieta seja realmente eficaz e atinja todos os seus objetivos, é necessário incorporar uma boa quantidade de frutas e verduras, já que são as fontes mais importantes dos componentes depurativos e energéticos.

Além disso, não devemos perder de vista quais são os benefícios que podemos obter ao seguir uma dieta de desintoxicação: depurar o organismo, diminuir o peso (através da perda de líquido), retardar o envelhecimento, aumentar a vitalidade, potencializar a memória e a agilidade mental, melhorar a produtividade, reforçar as defesas, prevenir doenças (principalmente as infecções) e alcançar um ótimo estado de saúde e bem-estar.

Sunday, August 19, 2007

POR TRÁS DA ENXAQUECA

Descubra as diferenças e como se livrar do mal que atinge mais mulheres

A enxaqueca atazana a vida de 35 milhões de brasileiros, mas não é um mal que a gente tenha de agüentar. Por outro lado, esqueça a idéia de que o fim do problema está encapsulado num comprimido. "O melhor tratamento engloba um conjunto de ações. Só remédio não é suficiente. Ele não atua na causa, apenas no sintoma", diz Alexandre Feldman, médico e autor de A Dor de Cabeça Morre pela Boca (Editora A Girafa, R$ 34,90). Com o tempo, os comprimidos até param de fazer efeito. Por isso, é essencial procurar outros caminhos para aliviar a dor e tentar enxergar o problema como algo global. A mudança de alguns hábitos pode fazer uma diferença e tanto. "Se durmo pouco, fico com dor de cabeça. Mas evito tomar remédio, acho que eles só devem ser usados por quem tem crises muito fortes. Para melhorar, procuro deitar num quarto escuro e cochilar", conta Fernanda Machado, a Joana de Paraíso Tropical. O fato de saber identificar o que desencadeia a crise, assim como a atriz aprendeu a fazer, é importantíssimo.


Livre-se da gangorra emocional

Para cada homem que sofre de enxaqueca, há seis mulheres padecendo do mesmo mal. A explicação está nos hormônios femininos, em especial no estrogênio. "Estudos indicam que as crises de enxaqueca na mulher são mais intensas e de maior duração durante a época menstrual", orienta o neurologista Abouch Krymchantowski. Quando a menstruação vem ou está para vir, os níveis de estrogênio no sangue despencam, o que acaba provocando as dores de cabeça. Essa
montanha-russa se agrava com o uso de pílulas anticoncepcionais. Os comprimidos contêm doses extras de hormônios, e quando a cartela termina o organismo se
desequilibra, deixando o caminho livre para a enxaqueca se instalar até que a mulher inicie um novo ciclo. Alguns médicos optam por substituir a pílula por outro método. Ou, então, a paciente pode ser orientada a emendar uma cartela na outra. Converse com o seu ginecologista a respeito.


Reveja seus hábitos alimentares

DIMINUA bastante a ingestão de açúcar. Esse ingrediente eleva demais os níveis de serotonina no cérebro. O excesso da substância estimula a dor. Substitua os doces por frutas.

NUNCA use adoçantes dietéticos. Não se sabe exatamente o porquê, mas a sacarina e o aspartame têm sido associados a cefaléias.

EVITE temperos artificiais, como aqueles à base de glutamato monossódico, tabletes de caldo de carne e corantes.

ACRESCENTE pimenta à comida. Ela estimula a produção de endorfinas, substâncias analgésicas do nosso organismo.

TROQUE o uso de margarina e de óleos vegetais pelo azeite de oliva extravirgem. Estudos relacionam o azeite prensado a frio a efeitos analgésicos.

NÃO EXAGERE no consumo de café, chocolate, queijos, iogurtes, vinagre, amendoim e de bebidas alcoólicas. Esses alimentos contêm substâncias que interferem na dilatação dos vasos sanguíneos da cabeça, o que causa dor.


Mude a rotina e solte os músculos

DEITE-SE mais cedo. Dormir tardeé um veneno para o equilíbrio do corpo.

FAÇA um relaxamento duas vezes ao dia. Por 20 minutos, isole-se, desligue a mente e solte os músculos. Se tiver possibilidade, invista em sessões de massagem sempre que possível.

BEBA pelo menos 2 litros e meio de água por dia.

EXERCITE-SE com moderação. A falta de atividade física pode favorecer o aparecimento de cefaléias, mas o excesso é igualmente prejudicial. Uma caminhada diária de 20 minutos seguida de um alongamento cai bem.

DÊ GARGALHADAS, melhore o humor, procure viver situações divertidas e momentos de descontração.


Dor de cabeça é uma coisa; cefaléia, outra

Nós costumamos usar os dois termos com o mesmo sentido, mas dor de cabeça e enxaqueca são diferentes. A dor de cabeça é sempre sintoma de uma outra doença, que pode ser pressão alta, sinusite, gripe e centenas de outras. Enxaqueca não é sintoma, é a própria doença. O que ocorre é que a dor de cabeça é o sintoma mais marcante da enxaqueca, que também pode causar náuseas, visão embaçada e formigamentos. Geralmente, a enxaqueca provoca fortes dores de cabeça durante algumas horas ou até dias, mas a região que dói costuma mudar em cada crise. A causa da enxaqueca é um desequilíbrio químico no cérebro, provocado por alterações hormonais, hábitos de vida errados e predisposição genética.



Saturday, August 11, 2007

REMÉDIO DAS ABELHAS


Remédio milagroso de múltiplo uso,o Própolis está sendo usado contra a malária no sertão brasileiro e pode curar até cólera.Palavra do Naturalista Gilvan Barbosa Gama,que já foi cobaia de suas próprias pesquisas.
Recordando os primeiros tempos do seu trabalho investigativo,ressalta que foi
verificar "in loco" os problemas da malária no norte do Brasil.Para comprovar suas teorias partiu do garimpo,no início de 1990,onde aproximadamente 90% da população estava com a doença."Eu que consumia gotas diárias do remédio não fui afetado".Lembra que teve de empregar o tratamento num trabalhador que estava em coma,sentindo dores pelo corpo e com uma febre bastante alta.Aplicou o remédio e no período de 20 minutos o homem já sentiu fome,andando normalmente.
Outro exemplo foi quando ele viajou pela Amazônia sempre tomando o extrato para imunizar-se.Seu caráter preventivo exala um odor através do suor que impede a aproximação do mosquito AEDES EGYPTI,transmissor da dengue e febre amarela.E não só previne,mas cura vitimados por essas enfermidades quando administrado em doses apropriadas.
Esse autêntico milagre das abelhas,tem sido utilizado na terapêutica da pele, respiração,digestão,problemas na boca e garganta,além do aparelho genital e urinário.
Com o tempo os antibióticos comuns perdem seu efeito,porque as bactérias e o vírus tornam-se resistentes.Isto não ocorre com essa substância,produzida a partir de brotos e cascas de árvores,sendo esta sua melhor vantagem medicinal.
Além da atividade antibiótica,possui ação anestésica,cicatrizante,destruindo qualquer tipo de inflamação;eleva a resistência natural do organismo,tendo ótima tolerância.
Algumas situações emergenciais onde o produto age de forma eficaz:faringite, aftas,bronquite,gastrite,ulcerações,gripes,eczemas e cicatrizes.
Contudo,seus efeitos positivos não se concentram somente na cura de viroses, também no emagrecimento,o êxito do Própolis já está sendo comprovado.Uma boa sugestão é uma dieta alimentar que consiste em 15 gotas da substância com água mineral,30 minutos antes do café matinal,acompanhado de uma fatia de abacaxí.Repete-se a fórmula 30 minutos antes do almoço e jantar e,ainda, ao deitar-se.
UM SOLDADO CONTRA O COLESTEROL
Há pouco tempo descobriu-se no crômio um indispensável elemento à saúde do homem.A deficiência pode alterar os níveis de colesterol do sangue e provocar acúmulo de gorduras que afetam o funcionamento do coração,ocasionando, assim,as doenças cardíacas.
Sua principal função é favorecer a assimilação do açúcar dos alimentos.Por isso,
tende a atuar juntamente com a insulina.
Como acontece com a maior parte dos minerais,é melhor absorvido pelo sistema orgânico quando fornecido através dos alimentos,e não em comprimidos.
Açúcares naturais do mel,melado,mascavo e SUMO DA LARANJA possuem uma boa dose dele.Já o pão branco,por exemplo,teve grande parte do crômio,que existia no trigo integral,eliminado;o mesmo se aplica aos cereais refinados e a todos os produtos à base de farinha e arroz branco.
A levedura de cerveja é a fonte mais rica e acessível dessa substância.Esse valioso produto é comercializado sob a forma de cápsulas ou pó e encontrado mas melhores casas naturais da cidade.