Thursday, January 31, 2008

ESTUDO COMPROVA : MEL É O MELHOR REMÉDIO PARA A TOSSE !
A clássica cena da mãe dando uma colher de mel para o filho antes de colocá-lo na cama não é coisa do passado. Cientistas norte-americanos provaram o que as velhas matriarcas já sabiam: o mel é um excelente medicamento terapêutico para amenizar a tosse em casos de gripes e resfriados.

Publicado pela revista especializada Archives of Paediatric and Adolescent Medicine, o estudo analisou 105 crianças e adolescentes na faixa dos 2 aos 18 anos, que estavam com tosse forte e freqüente durante a noite. O alívio foi imediato para aqueles que tomaram o mel meia hora antes de ir dormir.

Parece brincadeira, mas o que os cientistas quiseram provar as propriedades terapêuticas do mel, que é capaz de matar micróbios e atuar como antioxidante. Apesar de não ser uma grande fonte nutricional, ele contém pequenas quantidades de vitaminas do complexo B, aminoácidos e minerais. Além de aliviar as dores de garganta, mata as bactérias, ajuda a cicatrizar mais rapidamente cortes e feridas, é um laxante natural e pode reduzir a dor da úlcera.

Geralmente, a tosse é um dos sintomas do resfriado ou da gripe. Caracteriza-se por uma infecção na parte superior do aparelho respiratório e pode causar inchaço e irritação das vias aéreas - o que faz produzir o muco conhecido como catarro. A tosse “umida” (a que expele o catarro) é causada por alergias, resfriados ou outras infecções respiratórias. Já a seca pode ser resultado também de um resfriado, mas é mais provável que seja por causa da fumaça de cigarro, poeira ou outras formas de irritação.
Os especialistas da área de saúde já podem considerar o alimento como uma alternativa segura, legítima e mais barata para o tratamento da tosse.
PREVINA O CÂNCER COM UMA BOA NUTRIÇÃO
A notícia é alarmante: até o ano de 2020 surgirão 15 milhões de novos casos de câncer, o que significa um aumento de até 50%. Essa é a conclusão do Informe Mundial sobre Câncer, que foi divulgado em Genebra no ano de 2003.

O aumento nos casos deve-se principalmente ao envelhecimento da população mundial, ao tabagismo, aos maus hábitos alimentares e ao estilo de vida não saudável. Mas o que poucas pessoas têm conhecimento é a alimentação é uma farmácia para a saúde. Algumas substâncias que compõem determinados alimentos podem prevenir e até mesmo tratar diversos tipos de doenças, inclusive o câncer. São conhecidas como nutracêuticos (alimentos que nutrem e trazem saúde) ou funcionais.

A nutrição funcional é uma dieta personalizada que auxilia e supre as necessidades do metabolismo de cada um. O resultado é uma vida mais longa e mais saudável. E no caso do câncer, a dieta é considerada um fator importante em 20 a 50% de todos os casos.

O mais importante, como uma forma de prevenção, é comer alimentos variados e saudáveis. O ideal é diversificar os alimentos até formar um arco-íris de frutas e verduras. E tem mais vantagens: a alimentação rica em frutas e verduras é ótima para manter o peso - o que também ajuda nos casos de câncer.

Uma boa alimentação melhora a atividade do sistema imunológico e aumenta as energias do corpo, evita distúrbios em diversos órgãos e promove a regeneração dos tecidos.

Em um estudo publicado recentemente, os pesquisadores observaram que uma mudança alimentar composta de cinco porções de frutas, verduras, cereais, carnes brancas e peixes por dia é possível reduzir o risco de câncer em 20%. E se além disso o paciente praticar atividade física regularmente e manter o peso ideal, o risco é reduzido para 40%.


DICAS PARA UM CARNAVAL SAUDÁVEL
Entre um pulinho e outro neste carnaval, não se esqueça da sua saúde. A folia é boa, mas requer também cuidados especiais. Uma alimentação saudável, rica em carboidratos e o hábito de tomar bastante água faz com que você curta a Festa de Momo inteiro sem ter nenhum problema.

Para não acordar na quarta-feira de cinzas com uma baita dor de cabeça, invista em pães integrais, cereais, arroz, milho, batata, mandioca, frutas e doces à base de açúcar mascavo, que são as melhores fontes de carboidrato. E não se preocupe com medo de ingerir mais calorias. Se forem consumidos sem excesso e sem gorduras a mais (como chocolates naturais com cacau), não são tão prejudiciais à boa forma como se imagina, principalmente para quem vai gastar bastante energia nesta época.

Mas o ideal mesmo é se preparar para cair na gandaia com alguns dias de antecedência e garantir bons estoques de glicose no fígado e aumentar rendimento físico durante a folia.Levedo de cerveja é um excelente complemento alimentar e fator que impulsiona a resistência do organismo.Igualmente a Maltodextrina é um ótimo repositor energético. E por mais bem alimentado que você estiver,é essencial ingerir algo durante à festa.

Entre os problemas que a hipoglicemia causa estão a dificuldade para raciocinar, a fraqueza, cansaço grande, sudorese exagerada, tremores, bocejamento, sonolência, visão dupla. Os sintomas ainda podem caminhar para uma perda total de consciência, chegando a levar ao coma.

Thursday, January 17, 2008

SUA SAÚDE EM RISCO CONSTANTE !

Os aditivos são substâncias intencionalmente adicionadas aos alimentos com a finalidade de conservar, intensificar ou modificar suas propriedades, desde que não prejudique seu valor nutritivo.

Apesar dos aditivos serem adicionados em quantidades mínimas, a possibilidade do seu consumo continuado durante períodos prolongados confere ao aditivo um potencial de riscos.
Confira os principais tipos de aditivos:

*
Acidulante: dá gosto ácido a alimentos como refrigerantes e geléias. Não tem efeitos lesivos quando utilizados dentro dos limites.

*
Antioxidante: evita o sabor rançoso da gordura e que o alimento se estrague.

* Aromatizante: dá ou realça o aroma e o sabor dos alimentos, para torná-los mais apetitosos.

* Estabilizante: dá "liga" entre os ingredientes e melhora a textura do produto. É usado normalmente em sorvetes e balas.

* Adoçante: substituto do açúcar. Já foi comprovado o poder de gerar câncer da sacarina e ciclamato. O aspartame também é bastante criticado, pois se transforma em nosso organismo em metanol, um álcool extremamente tóxico que causa danos ao Sistema Nervoso. Por isso é recomendável o uso de adoçante natural, como a STÉVIA.

*
Conservantes: impossibilitam que o alimento estrague ou atrasam tal processo, aumentando a vida útil destes.

*
Corantes: tornam os alimentos mais atraentes. Podem ser naturais (exemplo: urucum) ou artificiais (exemplo: tartrazina, vermelho bordeux). Os corantes artificiais são os mais usados, pelas cores mais vivas e obtenção mais barata; entretanto, podem provocar danos à saúde, principalmente alergias (asma, irritações na pele, rinite), e, à longo prazo, o aparecimento de câncer.

Os alimentos que possuem estes corantes artificiais são: gelatinas, iogurte de morango (ou leite com sabor de morango), sucos em pó, groselha, refrigerantes, balas, biscoitos recheados de morango, salsicha, etc.
Logo, a fim de evitar o efeito indesejável dos aditivos, devemos evitar o consumo excessivo de alimentos industrializados, e saber escolher os mais saudáveis.

Abaixo estão algumas dicas para tornar sua alimentação mais saudável e fugir dos riscos decorrentes da ingestão de aditivos:

- Preferir o consumo de sucos e refrescos naturais: além de mais baratos, são muito mais nutritivos, por conterem várias vitaminas e minerais que os produtos prontos não possuem, além de outros nutrientes. Prefira as frutas pobres em potássio !

- Preparar gelatina em casa: misturar a gelatina em pó sem sabor a sucos de frutas naturais e açúcar (adoçante no caso de diabéticos), se necessário.

- Evitar refrigerantes; deixar para consumi-los nos finais de semana, dando preferência aos refrigerantes à base de limão. É uma atitude mais econômica e saudável.

- Dar preferência aos biscoitos sem recheio.

- Preparar iogurte em casa e bater no liquidificador com morangos (ou outra fruta, como pêssego); no caso de compra do iogurte pronto, procurar ler no rótulo se o corante é natural. Sem dúvidas, o iogurte caseiro é muito mais nutritivo e saudável, além de mais econômico.


ALTAMENTE ENERGÉTICO
As sementes de gergelim contêm uma grande variedade de princípios nutritivos de alto valor biológico:Lipídios ou gorduras (52%),o que lhes confere uma grande eficácia na redução do nível de colesterol no sangue.

A lecitina é um poderoso emulsionante, que facilita a dissolução das gorduras em meio aquoso. Uma das suas funções no sangue consiste em manter dissolvidos os lipídios em geral, especialmente o colesterol, evitando assim que se deposite nas paredes das artérias (arteriosclerose).

O gergelim é, juntamente com a soja, o vegetal mais rico em lecitina.Proteinas (20 %) de alto valor biológico, Vitaminas, especialmente a E (tocoferol), a B1 e a B2.

Minerais e oligoelementos diversos especialmente cálcio, fósforo, ferro, magnésio, cobre e cromo.Mucilagens, ao que deve sua ação laxante suave.Pode ser polvilhado sobre o arroz integral, tortas, sufles, etc.

Sua farinha pode entrar na confecção de pães, bolos, biscoitos, refogados de vegetais, etc, aumentando o valor nutritivo e dando um sabor especial. As sementes podem ser assadas, comidas com açúcar ou mel.
BENEFÍCIOS DO IOGURTE NATURAL
Trata-se de um dos alimentos com mais nutrientes que possuimos no nosso cotidiano. Para o seu dia a dia ou para uma saudável dieta, o Iogurte deve marcar a sua presença.

O iogurte tem uma composição muito semelhante à do leite, já que contém quase os mesmos nutrientes, como o cálcio e o fósforo (essenciais à manutenção de ossos e dentes saudáveis), vitaminas, minerais e proteínas (parcialmente pré-digeridas por acção das bactérias lácteas, o que permite uma melhor digestão).

A maior parte das suas qualidades deve-se à fermentação, o processo pelo qual o leite é transformado em iogurte. Neste processo, a lactose é parcialmente transformada em ácido láctico, o que facilita a assimilação em pessoas com intolerância à lactose.

Contém bactérias lácteas vivas que ajudam a regenerar a flora intestinal, inibindo a ação de bactérias patogénicas, o que confere uma protecção natural contra as infecções gastrointestinais. Estas bactérias consideradas boas parecem promover também a estimulação do sistema imunitário.

Wednesday, January 09, 2008

APROVEITE O VERÃO PARA ENTRAR EM FORMA !
Verão, sol, calor... Aproveite esses fatores para dar um impulso na reeducação alimentar e eliminar de vez aqueles quilos a mais.

No verão devido às altas temperaturas é comum a inapetência e a rejeição a alimentos muito gordurosos e de difícil digestão, ficando mais fácil a mudança de hábitos.

Rever conceitos é fundamental para quem deseja emagrecer e manter o peso desejado. Emagrecer com saúde requer atenção na qualidade e na quantidade da sua alimentação, além dos exercícios físicos.


Como no verão sentimos menos fome, é a melhor hora para acostumar o organismo a comer menos quantidade mais vezes ao dia. Faça pequenas refeições a cada três horas. Uma fruta seca, barra de cereal ou iogurte natural são sugestões de pequenos lanches.

Nunca pule uma refeição. O ideal é fazer cinco refeições, café da manhã, lanche, almoço, lanche e jantar.

Aposte nos cereais integrais, como a quinua e o arroz preto, que ficam ótimos se consumidos frios, na forma de saladas.

As frutas são boas fontes de antioxidandes, água e fibras. Ajudam a manter a pele bonita e hidratada, além de causar saciedade, facilitando o processo de emagrecimento.

Beba bastante líquido (Água, chás, sucos de frutas orgânicas, água de coco etc.). Desta forma, você mantém seu corpo hidratado e não corre o risco de confundir sede com fome.

Para emagrecimento é fundamental a prática de atividade física regular. Caminhar, dançar, nadar ou pedalar, de preferência, pela manhã quando a temperatura é mais amena.

Exclua o consumo de enlatados, embutidos e produtos industrializados. Esses alimentos têm muito sódio, o que dificulta a eliminação de líquidos, causando inchaço.

Sinta prazer ao comer, faça refeições variadas. Saladas coloridas, de legumes e verduras orgânicas temperadas com azeite extra virgem, limão e pouco sal combinam com o verão.

Para aplacar o calor e a vontade de comer doce, opte por uma salada de fruta, iogurte ou picolé de fruta natural.

Leia os rótulos dos produtos que consome. Não leve apenas em consideração o valor calórico, mas a quantidade de sódio, gorduras totais e gorduras trans, além das fibras. Quanto mais fibra tiver, maior o poder de saciedade do alimento.

Seguindo essas dicas vai se mais fácil ter um corpo magro e saudável, pronto para o Verão.
BENEFÍCIOS DA CLOROFILA
# Estimula a limpeza do intestino
# Desintoxica o fígado
# Aumenta a produção de hemoglobina
# Auxilia na absorção de cálcio
# Retarda o envelhecimento
# Estimula a cicatrização de feridas
# Elimina odores do corpo
# Limpa dentes, gengivas e elimina o mal hálito
# Acelera o processo de cicatrização
# Fortalece o sistema imunológico
# Regula a menstruação
# Neutraliza as toxinas ingeridas
# Evita e melhora problemas com excesso de açúcar no sangue

Saturday, January 05, 2008


ALIMENTAÇÃO CONTRA O ESTRESSE
O estresse é um mal que acomete cerca de 70% da população brasileira, segundo último levantamento realizado pelo Isma (International Management Stress Association).

É uma reação do nosso organismo a uma mudança na rotina. Problemas de relacionamento familiar, baixa auto-estima, ou até mesmo uma situação de felicidade, medo ou perda podem estar ligados a ele.

Geralmente se manifesta como sensação de fadiga, irritação, ansiedade, tensão muscular e tremores, altera também o apetite e o sono. Pode desencadear dores de cabeça ou nas costas, alterações no peso, perda de memória, problemas de pele, asma, alergias e até hipertensão.

Estress e nutrição estão intimamente relacionados. Maus hábitos alimentares, como ingestão de cafeína, açúcar e sal em excesso, podem agravar ou predispor o organismo ao estress.

Alguns alimentos são fundamentais para nos livrar do mau-humor, da ansiedade e do cansaço, ou seja, ajudam a vencer a batalha diária contra o estresse.


Alface: a lactucina encontrada principalmente nos talos das folhas, atuam como calmante.

Cereais Integrais: fonte de vitaminas do complexo B, estimulam a síntese de endorfinas que acalmam e minimizam a dor.

Espinafre e brócolis: previnem a depressão. Contêm potássio e ácido fólico, importantes para o bom funcionamento das células, garantindo o bom funcionamento do sistema nervoso, devido ao magnésio, ao fosfato e às vitaminas A e C e ao Complexo B.

Peixes e frutos do mar: diminuem o cansaço e a ansiedade, pois contêm zinco e selênio que agem diretamente no cérebro.

Laranja: promove um melhor funcionamento do sistema nervoso. É um ótimo relaxante muscular e ajuda a combater o estress e prevenir a fadiga. Tem substâncias hidratantes e é fonte de em vitamina C e cálcio.

Castanha-do-pará: melhora sintomas de depressão, auxiliando na redução do estresse. É rica em selênio, um poderoso agente antioxidante. Uma unidade ao dia já fornece a quantia diária de selênio necessária.

Leite de Soja e derivados: são ricos em vitamina do complexo B e cálcio, que garante um bom sono.

A ingestão de água deve ser feita em grandes doses ao longo do dia.

Sugestão de Cardápio Anti Estresse:

Desjejum

Em jejum usar 1 grama de Geléia Real

1 xícara de chá de erva doce, adoçado com açúcar mascavo

Sanduíche de pão integral com queijo de soja ou ricota

250 ml de suco de laranja

Colação

1 Barra de cereal, ou 1 água de coco, ou 1 iogurte com granola

Almoço e Jantar

Salada crua à vontade (alface, agrião, tomate, pepino, acelga, repolho, espinafre, palmito)

3 colheres de sopa de legumes (couve, brócolis, cenoura, beterraba, couve-flor, berinjela, abóbora)

3 colheres de sopa de arroz integral

2 colheres de sopa de feijão

1 file de pescada grelhada ou 1 hamburguer de soja

1 fruta de sobremesa

Lanche da tarde

1 copo de iogurte desnatado com 30g de granola ou salada de fruta com mel.
COMO APROVEITAR BEM O VERÃO

Com a chegada do calor, é muito importante fazer uma mudança nos hábitos alimentares visando ultrapassar, com saúde, esta época tão quente e agradável do ano.

Procure manter uma dieta balanceada e pratique atividades físicas para auxiliar na perda das calorias extras adquiridas pelo excesso de alimentação. Como estamos no verão, é fundamental ter uma alimentação leve e manter-se bem hidratado.

Devemos dar ênfase às frutas, saladas de verduras e legumes variados, crus e cozidos, sucos, vitaminas, etc. Estes alimentos contém grande quantidade de água, fibras, vitaminas e minerais, sendo alimentos saudáveis e refrescantes, além de terem menor teor calórico, auxiliando na perda de peso.

Os alimentos ricos em gorduras devem ser evitados, pois além de seu alto teor calórico que contribui para o ganho de peso, são de difícil digestão e aliados ao calor podem causar desconfortos como diarréia e mal estar.

A hidratação é de fundamental importância, por isso é recomendado o consumo de ao menos 2 litros de água por dia, para recuperar as perdas que temos através da transpiração. Lembre-se de que a sede é um sinal de que seu corpo já precisa de água, portanto, mesmo sem senti-la ingira bastante líquido. Além da água, pode-se ingerir líquidos através de sucos, chás e água de coco.
Assim você terá um veraneio feliz e plenamente saudável!