Saturday, September 27, 2008

PRIMAVERA DE BEM COM A VIDA !
Pratique atividade física diariamente, ou no mínimo 3 vezes por semana, comece com uma caminhada, mantenha-se ativo e equilibrado;
Beba bastante água;
Aumente o consumo de frutas e verduras;
Diminua ao máximo a ingestão de sal, sódio, gorduras e açúcar;
Elimine os embutidos, enlatados, conservas, molhos prontos e biscoitos salgados;
Corte o consumo de bebidas alcoólicas;
Faça 6 refeições ao longo do dia, quanto mais fracionar melhor;
Valorize seu sono e descanso, dormindo pelo menos 6 horas por noite;
Fumar,tô fora!!;
Administre seus dias com alegria e um belo sorriso no rosto.Estresse bem longe da sua vida!!... pois só você é responsável por ela.

Observe-se... seus hábitos, seu modo de viver, sua saúde... e a maneira como encara a realidade...

Que Deus lhe abençoe abundantemente e uma boa saúde sempre!

SUCOS DESINTOXICANTES
Você sabia? Que as frutas são o maior reservatório de energia solar (prana) da natureza? Que os brotos e folhas verdes são os alimentos mais ricos em fibras e clorofila?

Os sucos de frutas, brotos, legumes e hortaliças vêm ganhando espaço cada vez maior como uma alternativa de incluir vegetais frescos e crus na dieta diária.

Ricos em vitalidade, sais minerais, vitaminas, fibras, agentes de crescimento, clorofila e substâncias antioxidantes, eles têm ação alcalinizante, depurativa, adstringente e nutritiva entre tantas outras.

São alimentos vivos, que quando maduros, frescos e crus, são verdadeiros cúmplices para a conquista da harmonia física, energética e mental do ser humano.

São eficientes para desintoxicar, hidratar, tonificar os músculos e resgatar a vitalidade. Agem rapidamente no fortalecimento do sistema imunológico, ajudam na prevenção de inúmeras doenças e retardam o envelhecimento precoce das células.

Uma alimentação verdadeiramente saudável e natural deve ser composta por um mínimo de 50% destes alimentos frescos e crus.

Estes alimentos quando muito verdes, maduros, conservados ou cozidos já não apresentam a mesma vitalidade e poder nutricional.

Porém, isso não significa que se deve sempre trocar o prato de salada verde ou de salada de frutas por um copo de suco. A mastigação também é necessária e um certo tipo de apreciação dos alimentos.

Mas, o consumo diário de 1 até 4 copos de sucos desintoxicantes, é uma atitude extremamente saudável e sábia. Os sucos são uma alternativa de:
1) Colocar mais frutas e vegetais crus na alimentação. Com os sucos desintoxicantes, é possível reunir grande quantidade de nutrientes em uma pequena refeição. Na centrífuga ou no liquidificador, 2 cenouras + 1 laranja + três folhas de couve se transformam em 1 copo de suco, refeição esta que dificilmente faríamos se tivéssemos que mastigar.

2) Evitar gastos energéticos com a digestão de alimentos ineficientemente mastigados, fato comum na sociedade moderna.

3) Ingerir alimentos que tradicionalmente não costumam ser ingeridos crus, como a berinjela, o brócolis ou o inhame.

4) Ingerir alimentos que dificilmente fazem partem das nossas preferências, mas que misturados a outros acabam por serem agradáveis ao palato.

Preparado 100% no liquidificador, o suco costuma ficar bastante cremoso, já que o indicado é evitar diluições com muita água. Neste caso, o suco está concentrado em fibras, portanto indicado para aquelas pessoas que apresentam problemas crônicos de constipação, obesidade, glicemias e intoxicação.

Contrariamente, o suco preparado na centrífuga acaba sendo pobre em fibras, portanto indicado para pessoas que não têm problemas de intestino preso e que desejam somente fortalecer seu sistema imunológico ou acelerar processos de convalescença e cura.

O uso conjugado do liquidificador e centrífuga é a forma que apresenta mais vantagens. Neste caso, deixa-se as frutas cítricas (algumas com a casca, como o limão), as folhas mais duras e as raízes para passar na centrífuga. O suco obtido na centrífuga é acrescentado no liqüidificador para bater os demais ingredientes como as frutas e folhas macias, os brotos e os legumes mais suculentos, como o pepino e o tomate.

O interessante é que dessa maneira as fibras dos vegetais são "quebradas", interferindo menos na absorção da clorofila, substância que confere a cor verde às plantas e é benéfica ao organismo humano. Resultado: aproveita-se a clorofila sem eliminar as fibras, também importantes.

Para tornar mais agradável o sabor destes sucos, principalmente onde entram legumes e folhas de sabor forte, recomendo acrescentar frutas cítricas como laranja, tangerina e limão, para dar um tom ácido, a maçã e a cenoura para dar um tom doce e o inhame para neutralizar sabores. Mas, não exagerar no número de ingredientes pois o sabor poderá ficar sem muita identidade.

Para que não percam seus efeitos terapêuticos, é fundamental que os sucos sejam consumidos IMEDIATAMENTE após o seu preparo.

ALGUMAS RECEITAS:
Cenoura e salsa - 2 cenouras – 1 limão inteiro (polpa e casca) – 1 laranja - 2 talos de salsão – ½ maço de salsa (talos e folhas).
Benefícios: o alto teor de sódio atua no combate ao envelhecimento da pele e ajuda na eliminação de toxinas. Ingerido com freqüência, auxilia as funções dos rins, ajuda a dissolver cálculos renais e a prevenir hepatite. Age também como diurético natural.

Maçã e brócolis - 2 maçãs – 1 laranja – 1 limão inteiro (polpa e casca) - 2 folhas de brócolis - 2 hastes com flor de brócolis.
Benefícios: tem grande quantidade de minerais e substâncias antioxidantes, que evitam a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os efeitos do envelhecimento e o aparecimento de doenças degenerativas, como o câncer. Age também como auxiliar na prevenção de anemia.

Couve e cenoura - 4 folhas de couve - 4 cenouras – 2 tangerinas.
Benefícios: rico em minerais e vitaminas do complexo B, auxilia na prevenção do câncer, facilita o metabolismo das proteínas, carboidratos e lipídios, além de ser um agente anti-stress natural. Ajuda também a melhorar a aparência da pele do rosto.

Regulador - 1 cenoura média - 2 talos de salsão – ramos de hortelã – suco de 1 limão – água para diluir.
Benefícios: age como regulador das funções orgânicas. Indicado também para mulheres em fase de amamentação, pois ajuda na produção de leite. Rico em betacaroteno, auxilia na prevenção do câncer.

Refrescante - 1 tomate grande maduro e picado - meio pepino picado - 1 talo de aipo ou salsão picado - 1 laranja – 1 limão.
Benefícios: o pepino é um agente refrescante natural, perfeito para os dias de calor. Ajuda a diminuir o inchaço causado pela tendinite. Também é indicado para quem tem queda de cabelo e precisa fortificar os fios.

Sem dúvida alguma, os alimentos vivos são os nossos maiores cúmplices para a conquista da saúde em todos os níveis de nossa existência. Entretanto, a decisão interna por desintoxicar-se, desapegar-se de todos os escudos e coisas velhas (crenças, paradigmas, padrões, modelos, condicionamentos, etc.) é o que irá determinar o verdadeiro sucesso deste projeto de crescimento.

Thursday, September 18, 2008

MUDE SEUS HÁBITOS !!!

Na guerra contra as gorduras, é preciso pegar pesado e atacar de todas as formas possíveis. Não é uma batalha fácil, mas é possível obter grandes resultados. É claro, alguns tratamentos podem pesar no bolso, mas existem medidas que todos podem e devem praticar, pela melhora da celulite e para ganhar muito mais saúde.

Qualquer que seja o estágio do problema e antes de pensar em qualquer tratamento clínico ou cosmético, é preciso mudar o estilo de vida. Adote os seguintes hábitos saudáveis:

  • Tenha uma alimentação equilibrada, pouco calórica, rica em nutrientes, com baixo teor de gorduras e um mínimo de sal marinho. Evite alimentos com conservantes (como enlatados e refrigerantes), que são toxinas para o sistema linfático.

  • Pratique exercícios físicos com regularidade. Atividades aeróbicas são fundamentais para queimar os depósitos de gordura e as localizadas, como a musculação, enrijecem os músculos, esticando a pele e tornando os furinhos menos evidentes. Além disso, a prática de exercícios físicos alívia o estresse, que joga adrenalina na corrente sangüínea, sobrecarregando o sistema linfático.

  • Eliminar o fumo: o cigarro prejudica o sistema circulatório e contamina o sistema linfático com toxinas.

  • Esqueça o consumo de café: a cafeína altera a produção hormonal

  • Afaste-se da ingestão de bebidas alcóolicas, pois o álcool incha as células de gordurosas.

  • Beba muita água: quanto mais água você bebe, menos líquidos as células retêm. Além disso, a água auxilia na eliminação de toxinas.


Monday, September 08, 2008

FARINHA DE MARACUJÁ EMAGRECE !!!
Já conhecida por sua propriedade de ajudar a baixar os níveis de açúcar no sangue, o que é ótimo para quem tem diabetes, a farinha de maracujá agora ganha status de bloqueador natural de gorduras.

A casca da fruta, que normalmente é desprezada, é rica em pectina, uma fibra solúvel que em nosso organismo forma um gel, dificultando a absorção de carboidratos de uma maneira geral, inclusive da glicose.
Além disso, esse gel impede que o organismo absorva também parte da gordura ingerida, ajudando nas dietas de emagrecimento.

A farinha não fica atrás: tem 20% dessa fibra. No estômago, a pectina se transforma numa espécie de gel não digerível, provocando sensação de saciedade. Com isso, você se sente bem alimentada com uma porção menor de comida. A pectina também reduz a velocidade com que o açúcar entra no sangue – quanto mais lento esse processo, mais a fome demora para voltar a dar sinal.

Gordura na mira

Quando chega ao intestino, a pectina bloqueia a absorção da gordura dos alimentos. A ação é bem mais suave que a do Xenical, medicamento da Roche que tem o boqueador de gordura orlistat como princípio ativo. Mas o efeito emagrecedor da farinha, assim como sua capacidade de proteger o coração, foi comprovado num estudo feito na Universidade Federal da Paraíba com 17 mulheres com colesterol alto.Depois de 70 dias consumindo a farinha, elas não só tiveram as taxas de LDL, o colesterol ruim, reduzidas como perderam peso (algumas eliminaram 8 quilos!).

Menos toxinas

Outra boa notícia: a fibra presente na farinha de maracujá promove uma faxina no organismo. Ela ajuda a eliminar as toxinas, que, acumuladas, prejudicam o funcionamento dos órgãos e, com isso, desequilibram o metabolismo – o que faz sua dieta emperrar. Só que para facilitar a ação desintoxicante da pectina, é importante beber mais água, no mínimo 2 litros por dia.

Modo de usar


O consumo da farinha tem de ser diário: uma vez ou outra não é suficiente para surtir efeito. Por isso, varie o modo de acrescentá-la no cardápio. Pode ser no suco, no iogurte, na salada, na sopa. O ideal, porém, é consumir uma colher de sopa (10 gramas, 47 calorias) antes das três principais refeições.Não adianta usar a farinha de maracujá e abusar da gordura e do açúcar. Portanto, aproveite para cortar alguns excessos à mesa e faça algum tipo de atividade física (vale até uma caminhada de 30 minutos pelo bairro dia sim, dia não).

Nutrientes extras

A farinha de maracujá é fonte de várias vitaminas e minerais.

• Niacina (vitamina B3): atua na produção de hormônios, melhora a ansiedade, ajuda no crescimento das crianças e protege as paredes do estômago.

• Ferro: previne anemia e aumenta o pique.

• Cálcio: favorece a contração muscular, fortalece ossos e dentes.

• Fósforo: também deixa os ossos fortes, além de melhorar a memória, a oxigenação das células e a circulação.

Saturday, September 06, 2008

A IMPORTÂNCIA DO CAFÉ DA MANHÃ

Um estudo sobre o comportamento alimentar de adultos, desenvolvido pela Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, acompanhou quase três mil voluntários durante oito anos e concluiu: pular a refeição matinal pode aumentar os riscos para várias doenças. Segundo os pesquisadores, a probabilidade de se tornar obeso, diabético ou de ter um enfarto é duas vezes maior entre os que preferem ficar de estômago vazio.

Recusar alimentos pela manhã também afeta a aprendizagem e o desempenho escolar das crianças. Pesquisa com 100 estudantes do ensino fundamental em Boston (EUA) demonstrou que ingerir poucos nutrientes nesse horário pode contribuir para a redução da freqüência, da pontualidade e das notas no colégio. Já a garotada habituada a comer corretamente tem mais chances de passar de ano. Uma iniciativa do governo norte-americano em instituições públicas de ensino, o Programa Café da Manhã na Escola, demonstra que, entre outras evoluções no aprendizado, os alunos melhoraram a agilidade de raciocínio, a memória e a performance em matemática e leitura.

Comer ao acordar faz toda a diferença

Evidências da importância do desjejum para a saúde do corpo e da mente aparecem a cada dia. E não é de hoje que se ouve falar dos seus benefícios. Afinal, quem nunca recebeu um sermão dos pais e foi obrigado a tomar pelo menos uma xícara de leite antes de sair de casa? Ou testemunhou alguém dizer que a primeira refeição do dia é a mais importante?

Ainda assim, muitos continuam sem entender por que comer ao acordar pode fazer tanta diferença. Os especialistas são unânimes e explicam: há pelo menos cinco boas razões para não subestimar o café da manhã. Confira!

1 É fonte de energia

Aquela preguiça ao acordar não é somente culpa de uma noite agitada. Enquanto dorme, o corpo precisa manter a respiração e outras funções vitais. Em oito horas de sono, esse trabalho consome cerca de 500 calorias e provoca a diminuição dos níveis de glicose, principal fonte de energia para o cérebro e os músculos. “Se não nos alimentamos o suficiente ao despertar, o organismo busca outras fontes de energia. E o rendimento cai”, avisa. Resultado: a sensação de cansaço e as dificuldades de concentração poderão perdurar o dia inteiro.

2 Ajuda a emagrecer

Começar a fazer dieta e cortar o café da manhã é um erro. A atitude, inclusive, colabora para o ganho de peso.Dos 900 pacientes que passaram por uma pesquisa desde 1998 e foram submetidos à redução de estômago, 75% não comiam direito ou não tinham o hábito de se alimentar ao acordar. “Quem fica muito tempo em jejum exagera na hora do almoço e favorece a sobrecarga metabólica”. Se isso vira hábito, os quilos extras são inevitáveis. “As células captam os nutrientes e as calorias de uma vez. E sem gasto de energia, a sobra vai sendo armazenada em forma de gordura”. Um café da manhã sem excessos, portanto, contribui para a reeducação alimentar.

3 Melhora o humor

Os nutrientes elevam a taxa de serotonina no cérebro, provocando sensação de bem-estar. Quem acorda com o cheiro do café e pode saboreá-lo sem pressa, então, tende a ficar mais animado. Conseguir parar alguns minutos nessa correria diária é uma oportunidade para refletir sobre a vida. “Há quem não queira esse tempo livre, por temer encarar os problemas”.

4 Fortalece a imunidade

Uma xícara de leite de soja com café de cevada, pão integral e uma fruta reúnem proteínas, carboidratos, gorduras boas e fibras, mantendo o corpo forte e longe de doenças. Como um bom desjejum representa 20% a 25% de tudo o que ingerimos no dia, não pular a refeição é uma forma de garantir boa parte dessas substâncias no organismo.

5 Prolonga a vida

Os chineses acreditam que ficar em jejum vai contra os princípios da natureza. “É pela manhã, quando há o predomínio da energia Yang, que as pessoas estão mais ativas, dispostas e no auge de suas forças. Por isso, precisam de uma refeição energética e nutritiva”. Tomar café da manhã, para os orientais, não depende só de hábito, mas de instinto — como ocorre com os animais, que têm seus horários para buscar alimentos.


ALIMENTOS FUNCIONAIS COMO CURA DAS DOENÇAS
Alimentos Funcionais são alimentos ou partes de um alimento que proporcionam comprovadamente benefícios à saúde, podendo prevenir e controlar doenças, além de satisfazer os requerimentos nutricionais tradicionais. De maneira geral, os alimentos funcionais são vistos como promotores de saúde e podem estar associados à diminuição dos riscos de algumas doenças crônicas.

Vários fatores têm sido relacionados ao aparecimento de doenças no organismo humano, dentre eles, a herança familiar, o fumo, o sedentarismo e o stress. Entretanto, a alimentação é talvez uns dos mais importantes, havendo uma estreita relação entre o alimento que nós comemos e a nossa saúde.

Como exemplo da importância do papel da dieta na nossa vida podemos citar o fato de 1/3 dos casos de câncer estarem relacionados aos maus hábitos alimentares e que os mesmos são responsáveis por 90% dos casos de obesidade. Mas não é só isso. Estima-se hoje também que mais de 30% da população brasileira apresenta altos níveis de colesterol (>200mg/dL), sendo que taxas acima de 240mg/dL aumentam em duas vezes o risco de se sofrer um ataque cardíaco.

Além da relação com as doenças crônicas, há fortes evidências também do papel da dieta em melhorar a performance mental e física, retardar o processo de envelhecimento, auxiliar na perda de peso, na resistência às doenças (melhora do sistema imunológico), entre outros.

Atualmente existe um grande movimento em busca de alternativas de estilos de vida que tragam benefícios à saúde e à qualidade de vida. E mais do que nunca as pesquisas e os estudos estão mostrando o quanto é importante o papel de certos alimentos na nossa vida. Orientar as pessoas a comerem o alimento mais adequado e em quantidades adequadas tem sido uma constante em vários trabalhos científicos.


São inúmeros os alimentos que podem ser considerados funcionais, entre eles destacando-se:

  • ALHO e CEBOLA têm alicina, um estimulante do sistema imunologico, redutora de colesterol e triglicerídeos, além de combater os radicais livres, que são cancerígenos e hipertensivos;

  • AVEIA contém a betaglucana, que atua na redução do colesterol;

  • BRÓCOLIS, COUVE, COUVE-FLOR, COUVE DE BRUXELAS, REPOLHO E RABANETE são ricos em glicosinolatos, agindo na prevenção e tratamento do câncer de mama;

  • CHÁ VERDE (GREEN-TEA) é rico em polifenóis , que previnem o câncer e doenças do coração;

  • FRUTAS CÍTRICAS em geral possuem limonóides, que atuam na prevenção e controle do câncer e na estimulação do sistema imunológico;

  • LINHAÇA contem lignana, que modula o sistema imunológico, reduz o colesterol e o risco de doenças cardiovasculares;

  • SOJA possui a isoflavona, que atua na prevenção e controle dos sintomas da menopausa, osteoporose e câncer de mama e útero;

  • TOMATE, GOIABA e outros alimentos vermelhos contêm um pigmento chamado licopeno, que age na prevenção e controle do câncer de próstata, no combate aos radicais livres e na estimulação do sistema imunológico.