Thursday, July 30, 2009

FONTES DE TRANQUILIDADE

Coisa mais chata esse negócio de conviver com gente estressada. Ok, damos um desconto. Talvez, elas tenham motivos para ficarem assim. Mas nós já vamos avisando: um deles pode ser a má alimentação. Quando o organismo não está bem, ele libera milhares de reações que afetam diretamente o cérebro. Aí tudo fica mais complicado e até mesmo tarefas simples do dia a dia começam a dar nos nervos. Ainda bem que existem alimentos que ajudam a deixar o corpo e a mente calmos.

Para se ter ideia, a sensação estressante pode ser causada até pela fome, pois não fomos 'programados' para tê-la. Isso significa que comer já promove um conforto? Sim, mas nada impede que você invista em um cardápio relaxante também.

Vamos explicar tintim por tintim. Em primeiro lugar é importante dizer que o estresse é uma reação normal do corpo. Ele nos mantém alerta em situações de perigo. É como se fosse um instinto de sobrevivência, portanto, sem ele, nossa reação de luta ou fuga seria mínima. O problema surge quando essa sensação é exagerada - aí, geralmente vem acompanhada de dores de cabeça e no corpo.

A alimentação entra na jogada quando o organismo produz a serotonina, uma substância reconhecida cientificamente como uma das responsáveis pelo sentimento de bem-estar.Ela atua de forma eficiente no nosso sistema nervoso central, fazendo que os níveis de estresse e agitação se equilibrem.

Esse composto, no entanto, não existe no organismo, ou seja, só é produzido após a ingestão de alguns nutrientes (ou atividades físicas), como o triptofano, um aminoácido essencial que ajuda a manter o equilíbrio do corpo e pode ser encontrado no azeite de oliva, no chocolate e na aveia, por exemplo.

E se você está estressado e costuma dispensar aquela saladinha na refeição, é melhor reconsiderar. Na alface está presente a lactucina, um composto reconhecido por induzir o sono. Claro que a simples ingestão do alimento pode não fazer qualquer efeito caso a pessoa esteja cercada de comportamentos estressantes. Em outras palavras, a alimentação pode auxiliar (bastante) a promover a tranquilidade, mas isso também depende dos hábitos de cada um.

Quem pratica exercícios físicos, por exemplo, tem ótimas chances de manter o corpo relaxado. É claro que tudo depende da intensidade e duração dos movimentos, mas, no geral, são bem-vindos. Para os adeptos de atividade, aqui vai uma dica: coma mais magnésio. Ele é um mineral que ajuda no relaxamento muscular e nervoso. A sugestão também vale para os menos esportistas, portanto, castanha-do-pará, soja e brócolis são boas fontes dessa substância.

Outro mineral que também tem ação calmante é o selênio (considerado um antioxidante, aliado no combate dos radicais livres). Isso porque ele é convertido em triptofano, que, por sua vez, é transformado em serotonina. Baixos níveis de serotonina podem estar relacionados a alterações no sono.

Há milênios a bebida é utilizada para acalmar os ânimos. O chá de camomila (Matricaria chamomilla L.) é um dos mais conhecidos pela medicina popular. A ação tranquilizante da planta é derivada da epigenina, um tipo de flavonoide. Duas xícaras da bebida por dia são o suficiente para sentir o efeito (o mesmo para o chá de erva-cidreira).

O preparado de raiz valeriana (Valeriana Officinalis), muito utilizado no tratamento de fadiga e insônia, é outra opção relaxante. 

Suco calmante

Ingredientes:
1 copo de água
½ maçã
1 talo de salsão
4 folhas de alface

Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe.

Rendimento
1 copo





Saturday, July 18, 2009

DELÍCIAS ORIENTAIS E SEUS BENEFÍCIOS
MOYASHI (Broto de Feijão)
Alimento rico em fibras e vitamina C. É consumido cru ( em saladas regadas com molho shoyu) ou cozido, com carnes e legumes. Aumenta a produção de células de defesa do organismo.
25 KCAL, 1 PIRES.

SASHIMI (Peixes crus)
Em seu óleo existe um tipo de ácido que reduz o colesterol e previne a hipertensão e a arteriosclerose. Algumas espécies, como o salmão, também possuem o ômega 3 que reduz a ocorrência de câncer de mama e de pele.
118 KCAL, 1 posta média de salmão.

KONBU (Alga marinha seca)
Rica em sais minerais como cálcio, potássio, iodo, fósforo, ferro e magnésio, além de fibras. Ajuda a baixar a pressão e a combater a prisão de ventre.
20 KCAL, cada 20g.

SHOGA (Gengibre)
Gingerol e shogaol são os principais ativos dessa raiz, que possui efeito bactericida. Fortalece o sistema de defesa do organismo e possui ação antiinflamatória. Também é um ótimo digestivo. É consumido em conserva ou como acompanhamento de sashimi.
15 KCAL, cada 50g.

WASABI (Raiz Forte)
Graças ao composto isotiocianato, responsável pelo forte sabor. Impede a ação das bactérias e ajuda a prevenir as cáries. É usado em pequena quantidade, geralmente com sushi e sashimi.
0 KCAL.

MISSO SHIRO (Sopa de Soja)
Diz-se que uma tigela dele equivale a um dia a mais de vida. Na receita, pasta de soja, algas, vegetais, tofu e peixe desidratado. É antioxidante, garante o bom funcionamento do intestino e do cérebro.
96 KCAL, 300ml.

SUSHI
Oferece os mesmos benefícios do sashimi com a vantagem de agregar os de outros ingredientes como o arroz com vinagre, que ajuda a ativar a circulação sanguínea.
102 KCAL, 40g.

• SHIITAKE
Esse cogumelo estimula a produção das células de defesa do organismo. Sua eficácia é levada tão a sério que os médicos japoneses o receitam para os pacientes de quimioterapia.
2 KCAL, a colher de sopa.

WAKAMÊ (Algas)
Melhora o funcionamento do sistema imunológico. A alga Nori ajuda na cura de úlceras. A maioria dos tipos de algas possui atividade anticancerígena.

SAUDÁVEL É COMER ATÉ O TALO
Você já parou para pensar na quantidade de alimentos que é desperdiçada durante o preparo daquela sopa de legumes ou de um assado? Sim, porque as cascas de batata ou as folhas da cenoura que vão automaticamente para o lixo também deveriam ir para a panela. 
A natureza é realmente incrível. Até o que consideramos a sobra dos alimentos - ou seja, cascas, sementes, talos e algumas folhas - carrega uma quantidade importante de nutrientes que nosso corpo precisa. Em alguns casos, essas partes menosprezadas dos alimentos são até mais ricas em fibras e vitaminas do que aquilo que consideramos comestível. A dica, portanto, para o bem da nossa saúde - e do bolso também, claro - é tentar aproveitar 100% das frutas e verduras.
Só o fato de descascar qualquer alimento já faz com que ele perca boa parte da sua riqueza nutricional. Para quem ainda não se acostumou com a idéia de consumir as cascas de todos eles, sugere-se que, ao menos, se cozinhe os alimentos sem descascá-los. Assim, a casca forma uma barreira durante o processo e evita que os nutrientes se dispersem na água fervente.

DICAS PRÁTICAS CONTRA O DESPERDÍCIO:

Para que o alimento possa ser integralmente aproveitado, é preciso primeiro checar a sua procedência. De preferência, os alimentos devem ser adquiridos em locais de grande circulação e que estejam preocupados com a higiene e manipulação dos itens expostos. 

Em casa, o próximo passo é lavar muito bem as sobras que serão utilizadas nas receitas. As cascas, por exemplo, estão diretamente expostas a agrotóxicos e outros agentes nocivos. A dica é deixar os alimentos mergulhados durante 15 a 20 minutos em água filtrada com vinagre ou, melhor ainda, em solução à base de cloro, vendida em supermercados e farmácias.

A maioria dos alimentos realmente pode ser aproveitada, mas não recomenda-se, por exemplo, o uso da casca de beterrada nas receitas.Por ser muito porosa, essa casca acaba absorvendo muitas das impurezas que a terra contém. Mas e a casca da batata, que também é cultivada enterrada? A batata é menos porosa e lavada uma série de vezes, de forma industrial.

De modo geral, os especialistas em Nutrição indicam o consumo das folhas verde-escuras porque são importantes fontes de ferro, fibras, cálcio e magnésio. Na lista, estão as folhas de brócolis, couve-flor, beterraba e repolho - sim, todas aquelas que costumamos deixar de lado.

Saturday, July 04, 2009

BATATA DOCE NA PREVENÇÃO DO CÂNCER
 Em decorrência do alto conteúdo de antioxidantes (antocianinas e flavonóides) da batata doce roxa, este alimento já é considerado um coadjuvante fundamental na prevenção e no tratamento do câncer. As batatas utilizadas nos últimos experimentos foram cultivadas na própria universidade e continham diferentes níveis de antocianinas. No estudo o extrato das batatas doces foram usadas para tratar células cancerígenas do cólon (intestino grosso), mostrando que as antocianinas inibiram o crescimento das mesmas. Apesar de os mecanismos ainda não serem compreendidos o estudo mostra a necessidade de nossa dieta ser bem variada e colorida.
QUE TAL UMA SOPA BEM QUENTE E NUTRITIVA?
Uma sopa, dependendo da sua composição, pode fornecer uma enorme variedade de nutrientes com benefícios para a nossa saúde.
Uma sopa rica em legumes representa um prato que, geralmente, apresenta um baixo valor calórico, sendo, por outro lado, muito rico em vitaminas, minerais, fibra alimentar, antioxidantes e água. Estes nutrientes são fundamentais para o bom funcionamento diário do nosso organismo.
Por um lado, as vitaminas e minerais também são essenciais pois entram na composição de várias estruturas como órgãos, músculos, ossos e sangue. Por outro lado, a fibra alimentar apresenta diferentes papéis ao nível do aparelho digestivo, com implicações desde a mastigação, passando pelo tempo de digestão e pelo fornecimento de substrato que permite às bactérias do nosso intestino um funcionamento saudável. Os antioxidantes funcionam como protectores porque limitam o papel carcinogénico de algumas substâncias.
A sopa contribui de forma significativa para a satisfação das nossas necessidades diárias de água. Se a sopa for mais rica em outros alimentos poderá também fornecer-nos outros nutrientes. Uma sopa com maiores quantidades de batata ou leguminosas pode fornecer maior quantidade de energia, verificando-se o mesmo com a gordura. Além disso, também podemos ter sopas enriquecidas com carne, peixe, ovo ou queijo, alimentos estes que aumentam o seu conteúdo em proteínas, transformando-se a sopa num prato principal.