Thursday, August 27, 2009

PIMENTA FAZ BEM À SAÚDE !
Pimenta faz bem à saúde e seu consumo é essencial para quem tem enxaqueca. Essa afirmação pode cair como uma surpresa para muitas pessoas que, até hoje, acham que o condimento ardido deve ser evitado. Ela traz consigo alguns mitos, como por exemplo: o de que provoca gastrite, úlcera, pressão alta e até hemorróidas. Nada disso é verdade. Por incrível que pareça, as pesquisas científicas mostram justamente o oposto! Muitos dos seus benefícios  estão sendo investigados neste exato momento, pela comunidade científica e farmacêutica, originando alguns dos projetos de pesquisa mais picantes deste início de terceiro milênio. A substância química que dá à pimenta o seu caráter ardido é exatamente aquela que possui as propriedades benéficas à saúde. As substâncias capsaicina e piperina ardem, mas são estudadas justamente pelas propriedades antidor que possuem! Surpresa! Elas provocam a liberação de endorfinas - verdadeiras morfinas internas, analgésicos naturais extremamente potentes que o nosso cérebro fabrica! Pimenta faz bem à saúde e seu consumo é essencial para quem tem enxaqueca. E tem mais: as substâncias picantes das pimentas (capsaicina e piperina) melhoram a digestão, estimulando as secreções do estômago. Possuem efeito carminativo (antiflatulência). Estimulam a circulação no estômago, favorecendo a cicatrização de feridas (úlceras), desde que, é claro, outras medidas alimentares e de estilo de vida sejam aplicadas conjuntamente.
Existem cada vez mais estudos demonstrando a potente ação antioxidante, antienvelhecimento da capsaicina e piperina.

PRESERVE A PROPRIEDADE DOS ALIMENTOS

Tem gente que descasca a beterraba para depois cozinhá-la ou retira a casca da pêra antes de comê-la. Atitudes aparentemente inofensivas podem prejudicar o efeito das propriedades dos alimentos.

Por isso, algumas dicas nutricionais, tão fáceis de seguir em casa, podem ser úteis para o melhor aproveitamento do cardápio.

Cozinhar os alimentos com casca  é a primeira delas. Não abusar do tempo de cozimento  dos legumes também evita a perda de vitaminas e minerais; Sem contar que se recomenda consumir verduras cruas.

As frutas e legumes devem ser armazenados em locais frescos, à sombra ou nas gavetas da geladeira. Não vale levar mais de uma semana para usá-los. E atenção: nada de cortar a fruta e demorar para comer.

Na hora do preparo, prefira cozinhar com óleo vegetal ao invés de banha; coloque os vegetais para cozinhar em panelas tampadas e com o mínimo de água fervida possível, dando preferência às de ferro, porcelana, vidro ou barro para o cozimento.

As panelas de alumínio ou anti-aderentes, com o uso, liberam substâncias tóxicas que ficam impregnadas nas frutas e legumes; Se lembrar vale reutilizar a água do preparo dos alimentos para fazer arroz, feijão, sopas e molhos, pois ela é rica em nutrientes e sais minerais.

Sunday, August 09, 2009

SUCO DE BETERRABA É RICO EM ENERGIA E DIMINUI A PRESSÃO ARTERIAL
Você sabia que o suco de beterraba pode ajudá-lo a se exercitar até 16% mais? Isto porque o nitrato contido na beterraba diminui o consumo de oxigênio fazendo com que nos sintamos menos cansados durante os treinos. Além deste achado ser importante para atletas, também se aplica a idosos e indivíduos com problemas cardiovasculares e respiratórios ou com doenças metabólicas.
Durante este trabalho, em específico, os indivíduos consumiram 500 ml de suco ao dia por 6 dias antes de completarem testes de ciclismo. O grupo que consumiu o suco conseguiu se exercitar em média 11,25 minutos ou 92 segundos a mais do que o grupo que não consumiu a bebida. O grupo que consumiu o suco também apresentou uma pressão sanguínea menor em repouso.
O mecanismo que faz com que a beterraba seja tão boa ainda não foi esclarecido porém suspeita-se que o nitrato seja convertido em óxido nítrico no organismo, o que provocaria vasodilatação, reduziria a pressão e diminuiria o uso de oxigênio durante o exercício.

Está convencido? Então aqui vão algumas receitas com a beterraba para você já começar a incrementar sua dieta:

- Suco de laranja, cenoura e beterraba
  • 1/2 dúzia de laranjas grandes
  • 1 beterraba grande
  • 1 cenoura grande
Passe a beterraba e a cenoura na centrífuga. Misture o restante com o suco das 6 laranjas. Você pode variar substituindo a cenoura por mamão.

- Suco de beterraba com limão

  • 1 litro de água
  • Suco de 1 limão
  • Suco de 1 beterraba média
  • Mel
  • Gelo
Bata tudo no liquidificador e coe. Como opção você pode incluir as folhas da própria beterraba e ainda salsa.

- Suco de tangerina e beterraba

  • 1 tangerina média
  • ½ xícara (chá) de água filtrada ou mineral
  • 1 beterraba média
Retire as sementes da tangerina e bata tudo no liquidificador.
O REMÉDIO ESTÁ NA FEIRA
Existem alternativas para as pessoas que não gostam de frutas, verduras e legumes?
Não, Não e Não!!! Estes alimentos são as melhores fontes de inúmeras vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos. Por isto, a não ingestão regular dos mesmos é muito prejudicial visto que são os grandes responsáveis pela manutenção da integridade de nosso intestino (o segundo cérebro), eliminam toxinas, fortalecem nosso sistema imune e fornecem substâncias que não estão presentes em outros tipos de alimentos e, cujas funções incluem propriedades antioxidantes, desintoxicantes e anticancerígenas. Ademais muitas substâncias contidas nestes alimentos de origem vegetal ainda não são bem compreendidas. Como então substituir algo ainda não bem estudado e compreendido por qualquer outro alimento, suplemento ou medicamento? Impossível!
Outro grande benefício do consumo de frutas, verduras e legumes é que o risco de intoxicação pelo uso dos mesmos é quase inexistente enquanto a super dosagem por suplementos ou medicamentos é comum. E para aqueles que enfrentam problemas digestivos como gases, distenção abdominal ou má digestão o consumo de frutas, verduras e legumes é muito benéfico já que possuem enzimas que naturalmente melhoram a quebra de todos os alimentos evitando estes sintomas tão desagradáveis.
Entenda também que ao não consumí-los você acabará abusando de alimentos bem menos saudáveis como farináceos, açúcares, doces, refrigerantes e muitos outros tipos de industrializados. Estes podem aumentar o risco de problemas digestivos, alergias, intolerâncias, obesidade, diabetes e muitos tipos de câncer. Faça então um esforço sincero e vá adaptando-se ao paladar destes alimentos tão benéficos para sua saúde e beleza.