Wednesday, August 25, 2010

SUCHÁ DE CHÁ VERDE COM FRUTAS
Ingredientes:

1 xícara (chá) de água filtrada

1 maçã com casca

1 pera pequena com casca

1 colher (chá) da erva Camelia sinensis (chá verde)

1 colher (chá) de levedo de cerveja em pó

Mel  a gosto


Preparo:

Colocar a água para ferver. Assim que iniciar a fervura desligar o fogo e adicionar a erva Camelia sinensis. Tampar por 5 minutos e coar. Esperar esfriar. Cortar a maçã e a pêra em cubos. Em um liquidificador bater o chá verde já pronto com os demais ingredientes. Servir com cubos de gelo.
Rendimento: 1 porção Valor calórico: 128 Kcal
ALIMENTAÇÃO E TABAGISMO
O tabagismo é um vício com intensa disseminação e é considerado pela OMS a maior causa isolada e evitável de doenças e mortes no mundo, além de maior poluidor doméstico. O hábito de fumar não traz prejuízos somente para o fumante, mas para a família que acaba por inalar a fumaça. A fumaça possui uma mistura de cerca de sete mil elementos químico, sendo que alguns desses são comprovadamente cancerígenos.

O fumo acarreta sérias conseqüências no processo digestivo, já que ocasiona alterações na boca, nariz e na mucosa estomacal.
Os agentes químicos presentes no cigarro atuam como irritantes da mucosa bucal, ressecando-a e provocando aumento da camada de queratina. O fumo também promove alterações nas papilas gustativas, o que impede que o fumante sinta o real sabor dos alimentos. É prejudicial também para a mucosa olfativa, já que o efeito térmico do cigarro pode levar a lesões, alterando também o olfato. O tabagismo pode levar ao aparecimento de úlceras gástricas e duodenais.

O fumante normalmente modifica seus hábitos alimentares, em função da redução do olfato e do paladar, o que fazem consumir menos vegetais e frutas e aumentar o consumo de sal para realçar o sabor das preparações. Hábitos alimentares inadequados são comuns entre os tabagistas, exemplos são: consumo freqüente de café, bebidas alcoólicas, balas e gomas de mascar, na tentativa de eliminar o odor da fumaça.

Uma alimentação equilibrada é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Alimentos que contém nutrientes antioxidantes e desintoxicantes exercem funções de grande importância e deve ser incluídos nos hábitos alimentares. Os antioxidantes protegem as células da ação danosa dos radicais livres, produzidos pelo fumo. Já os alimentos com
ação desintoxicante, favorecem a eliminação de toxinas, impedindo o seu acúmulo no organismo.

O que incluir na alimentação?


Licopeno, pois esta substância além de combater o envelhecimento das células, estimula o sistema de defesa do organismo. Fontes são: tomate, melancia e goiaba.

Sulfarofanos substâncias capazes de promover a eliminação de substâncias tóxicas do organismo. Podem ser obtidos através do consumo de vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor e repolho.

Aloe Vera rica em fibras, vitaminas e minerais antioxidantes. Fonte ainda de aminoácidos e enzimas importantes para o metabolismo. Tem importante papel na saúde digestiva e no processo de desintoxicação.

Resveratrol antioxidante fenólico que atua no combate aos radicais livres. Está presente nas uvas vermelhas, suco de uva e vinho tinto.

Epicatequinas
, presentes no chocolate amargo (com 70% de cacau), apresentam ação antioxidante.

Vitamina C presente nas frutas cítricas como laranja, acerola, limão e tangerina, que também apresentam ação antioxidante.

Flavonóides de ação antioxidante presentes nos chás verde e branco obtidos da planta Camelia sinensis.
Vitaminas do complexo B, presentes nos cereais integrais e os minerais zinco e magnésio encontrados na semente de abóbora, castanha de caju, nozes e pistache também auxiliam na proteção das células contra os radicais livres.

Alho fornece antioxidantes como a aliina e alicina. Deve ser consumido cru na forma de tempero, por exemplo.

Óleo de coco de excelente ação antioxidante, pode ser utilizado em sucos e saladas.

Cúrcuma utilizada como tempero de pratos já prontos, é fonte de curcumina um potente antioxidante.

Monday, August 23, 2010

GELÉIA REAL,O ALIMENTO POR EXCELÊNCIA DA RAINHA
Os produtos apícolas - mel, própolis e geleia real - têm sido utilizados pelo homem desde a antiguidade.

A geleia real é um produto natural, produzido pelas abelhas jovens para alimentar a rainha. Vale ressaltar que as abelhas rainhas não nascem rainhas se tornam rainhas. O que as faz se desenvolver e viver mais é a qualidade do alimento que consomem, ou seja, a geleia real.

Usada como complemento alimentar é fonte de proteínas, gorduras boas, vitaminas e minerais antioxidantes. Seu consumo é sugerido para manter a saúde e melhorar o funcionamento do organismo.

Por causa dos antioxidantes é que a geleia real está relacionada ao retardo no envelhecimento, beleza e rejuvenescimento da pele.

Em testes com animais a geleia real reduziu os níveis plasmáticos de colesterol e triglicérides e apresentou ação antiinflamatória.

Relatos de consumidores de geleia real apontam entre seus benefícios menor cansaço físico e mental, melhora no apetite e fortalecimento do sistema imunológico.

Em duas versões...

A geleia real pode ser encontrada in natura e também liofilizada em cápsulas.

A versão in natura deve ser guardada em geladeira e a sugestão de consumo é de 1 a 3g ao dia em jejum.

Já a versão liofilizada em cápsulas dispensa a refrigeração e deve ser usada segundo recomendação do fabricante, normalmente 3 cápsulas ao dia.

A geleia real pode ser também adicionada ao mel e esse mel misturado em sucos, tapiocas e torradas.
PROTEÍNAS,OS ALICERCES DA CONSTRUÇÃO MUSCULAR
Conhecidas como nutrientes nobres, as proteínas são de fundamental importância para o crescimento muscular.
As proteínas são formadas pela união de vários aminoácidos, conectados entre si através de ligações chamadas peptídicas. Quando consumimos um alimento rico em proteínas, estas sofrem a ação de enzimas proteolíticas no estômago e no intestino. Com isso, são “quebradas” até se transformarem em aminoácidos – forma como as proteínas são absorvidas pelo nosso organismo.

A partir daí, esses aminoácidos circulam pela corrente sangüínea e vão exercer várias funções em nosso corpo. O equilíbrio entre a síntese (produção) de proteína muscular e a proteólise (quebra protéica) depende do consumo de proteínas e do perfil de aminoácidos no sangue.

O maior estímulo para o ganho de massa magra, também chamada de massa muscular, é o treinamento de força. Porém, o crescimento muscular é decorrente também do pool de aminoácidos no plasma, isto é, da concentração de aminoácidos no sangue. Quando em concentrações adequadas, os aminoácidos promovem o crescimento muscular e a reparação das células e tecidos lesionados durante a atividade física. Portanto, em associação com a prática regular e orientada de musculação, as proteínas promovem a hipertrofia.

Outra importante função das proteínas que merece destaque para os desportistas, é a contribuição para a produção de anticorpos (células de defesa do organismo), fortalecendo o sistema imunológico e aumentando a capacidade de combater infecções.

Abaixo, trago a vocês o esclarecimento de algumas das principais dúvidas a respeito desse assunto:
Quem apresenta maior percentual de massa magra tem mais apetite?
A massa muscular é um tecido metabolicamente mais ativo que os demais. Em outras palavras, o tecido muscular necessita de muita energia para ser mantido, explicando o fato de praticantes de exercícios resistidos com peso, como a musculação, e que não desejam perder peso, apresentam apetite elevado e necessidades calóricas e protéicas aumentadas.


Qual a diferença entre proteína de origem animal e proteína de origem vegetal?

As proteínas de origem animal contêm aminoácidos essenciais, que são aqueles que o organismo não produz e devem ser consumidos através da alimentação. Portanto, carnes, ovos, leite e derivados são considerados proteínas completas.

Já nas fontes de proteína vegetal faltam alguns aminoácidos essenciais sendo, portanto, fontes incompletas de proteína. Para corrigir esse déficit protéico dos alimentos de origem vegetal, pode ser feita uma associação entre eles a fim de formar uma proteína completa: arroz com feijão, pão torrado com sopa de ervilha, milho com feijão, pão integral com creme de amendoim, tofu com sementes de gergelim, arroz com soja.

O consumo de proteínas em excesso é prejudicial?

Se você é daqueles que pensa estar se beneficiando com o consumo elevado de proteína, fique atento! O excesso de proteínas não constrói músculos volumosos, podendo ocasionar prejuízos renais, aumento do percentual de gordura corporal e até mesmo queda no rendimento.

Um estudo publicado no
Medicine and Science in Sports and Exercise avaliou ciclistas do sexo feminino que foram submetidas a dietas hiperprotéicas. O excesso de proteína aumentou a sensação de cansaço e dores nas pernas, reduzindo também a força.

A título de curiosidade, o percentual de proteínas de nossa alimentação deve ser o menor de todos os macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídios/gorduras). Portanto, o consumo de lipídios deve ser superior ao de proteínas e o consumo de carboidratos deve ser superior a estes dois últimos. Com isso, temos que as proteínas são sim muito importantes para a hipertrofia, mas elas devem estar presentes na menor porcentagem em relação aos demais nutrientes, demonstrando que o seu consumo em excesso não traz benefícios.

Se o seu treino é intenso, a sua necessidade protéica pode ser maior que a de um indivíduo sedentário. Para a maioria dos desportistas a necessidade protéica pode ser atingida através de uma dieta equilibrada e balanceada. Entretanto, alguns atletas não conseguem atender às recomendações diárias de proteína através da alimentação, podendo ser beneficiados com a utilização de suplementos alimentares a base de proteínas e aminoácidos.

Um exemplo prático de suplemento hiperprotéico que pode ser citado é o
whey protein, formado a partir das proteínas solúveis do soro do leite. É de alta digestibilidade e fácil absorção, principalmente se for sob a forma 100% hidrolisada. Além disso, a presença, principalmente, do aminoácido essencial leucina confere ao whey protein seu efeito anticatabólico, inibidor da proteólise e estimulador da síntese protéica.

Devo consumir proteínas antes do treino?

O consumo de proteínas antes do treino deve ser reduzido, já que nesse momento o organismo precisa armazenar glicogênio muscular e hepático para que nossas células sejam capazes de gerar trabalho durante a atividade física.

Portanto, ledo engano se você consome suplementos protéicos ou refeições hiperprotéicas antes de seu treino. Quando consumidas pré-treino, as proteínas são utilizadas como fonte de energia durante a atividade física, trabalho esse que é muito bem desempenhado pelos carboidratos. Portanto, por ser considerado um nutriente nobre que exerce várias funções importantes, principalmente crescimento do tecido muscular, o consumo de proteínas e de suplementos protéicos deve ser maior após a prática de atividade física. Esse consumo deve ocorrer no máximo até 45 minutos após o treino de musculação, já que neste momento a síntese protéica encontra-se elevada. Não se esqueça também da importância de ingerir carboidratos!

O consumo adequado de proteínas, bem como sua ingestão no período correto trazem benefícios para exercícios de endurance, atividades anaeróbicas e exercícios de força. Portanto, se o seu objetivo é aumentar massa muscular, alimente-se a cada 3 horas e consuma quantidades adequadas de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais. Para tal, o acompanhamento individualizado com um nutricionista é fundamental, até mesmo para verificar a real necessidade de suplementação para o seu caso.
Além de proporcionar uma melhor qualidade de vida, a manutenção e o incremento de massa muscular aceleram o metabolismo!

Alimentos fontes de proteína que podem ser encontrados na CASA NATURAL DA LAGOA:

-
Proteínas de origem vegetal

- quinua (grãos e flocos) - amaranto (grãos e flocos) - soja - arroz integral - feijão azuki - tofu - semente de gergelim
- Suplementos alimentares
-  albumina - - barras de proteínas - proteína isolada de soja

Saturday, August 07, 2010

SAÚDE DO HOMEM
Os homens também precisam de cuidados especiais com a saúde. Confira as dicas do Blog.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os homens vivem em média 7 anos menos que as mulheres.
Entre as doenças que mais acometem os homens está a obesidade que acarreta outros problemas de saúde mais graves, como o infarto, a diabetes e a hipertensão que podem levar à morte.

Alguns alimentos devem ser incluídos no cardápio do homem a fim de prevenir doenças, além de melhorar a performance física e mental, retardar o envelhecimento, auxiliar na perda de peso, entre outros. São eles:
LINHAÇA: (semente, óleo ou cápsulas): fonte de ômega 3, ácido graxo essencial que auxilia na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, aterosclerose e hipertensão. Se utilizada na forma de semente, contém grande quantidade de fibras, a que diminuem a absorção de colesterol pelo organismo.
LICOPENO: é a substância antioxidante responsável pela coloração avermelhada do tomate, melancia e pimentão. O licopeno combate os radicais livres, prevenindo contra câncer de próstata, pulmão e estômago e contra o envelhecimento das células, além de estimular o sistema imunológico.

CÁPSULAS DE ÓLEO DE ALHO: o alho é fonte de aliina e alicina, substâncias que aumentam a elasticidade dos vasos, favorecendo a circulação e baixando a pressão arterial.

SUCO DE UVA INTEGRAL/VINHO TINTO ORGÂNICO: fontes de polifenóis, flavonóides, quercetina, resveratrol e antocianinas, poderosos antioxidantes, que varrem os radicais livres e relaxam os vasos. Controlam a pressão arterial e o colesterol e previnem contra câncer.
SOJA PRETA: a soja preta possui em sua casca uma substância antioxidante denominada antocianina, relacionada com seu efeito antiobesidade. A antocianina neutraliza a ação dos radicais livres, prevenindo contra o câncer e envelhecimento precoce. Possui ação benéfica no controle das taxas de colesterol, na prevenção de doenças cardíacas.

FARINHA DE BANANA VERDE: contém o amido resistente, que fortalece e aumenta o número de bactérias benéficas do intestino, favorecendo um bom funcionamento intestinal. Dificulta a absorção das gorduras e glicose, controlando colesterol e diabetes.
LECITINA DE SOJA: evita a formação de ateromas (placas de gordura) nas artérias, prevenindo contra infartos, derrames.

Bons hábitos alimentares associados à prática regular de atividade física são uma estratégia fundamental para a redução do risco de doenças crônicas, se forem adotados ao longo dos anos.
ARROZ COLORIDO
Ingredientes:

1 xícara (chá) de arroz integral cateto orgânico

3 colheres (sobremesa) de semente de linhaça

6 ramos de brócolis

6 unidades de tomate cereja orgânico cortados ao meio

1 pimentão amarelo, pequeno, picado

½ colher (sopa) de óleo de coco

1 cebola pequena

Alho à gosto

Sal marinho à gosto

3 copos de água quente

1 colher (chá) de cúrcuma (açafrão)


Preparo:

Em uma panela, refogar a cebola e o alho com sal marinho no óleo de coco. Adicionar o arroz integral e misturar. Colocar a água e deixar cozinhar até que fique al dente. Cozinhar o brócolis no vapor até que fique al dente. Adicionar o brócolis, os tomates cereja, o pimentão amarelo e as sementes de linhaça ao arroz e mexer. Manter em fogo baixo por alguns minutos. Apagar o fogo e acrescentar a cúrcuma. Servir.
Rendimento: 6 porções

Valor calórico aproximado: 129,11 Kcal por porção